Create your own banner at mybannermaker.com!

ONDE VOCE COLOCA SEU LIXO

>> 2 de fev. de 2010


Esse assunto é velho, mais velho que seus pais e até o momento passado (cada vez menos) de geração em geração desde que se descobriu que a Peste Negra foi causada pelas condições de higiene péssimas durante a idade média. E não falo do hábito de tomar banho, mas se tratar o lixo.
Não precisa de valores gráficos ou números para perceber que a cada dia que passa produzimos mais e mais lixo, e existe todo um problema em sua armazenagem ainda mais em um país que não investe como deveria em tecnologias de reciclagem, mas mesmo se tratando do lixo, o assunto é ainda mais profundo.
Refere-se ao péssimo hábito de nossa população em sujar as ruas. Um hábito que até anos atrás era pouco disseminado mas que atualmente atinge proporções quando não avassaladoras se torna ridículo.
É muito lixo e em sua maioria foi abandonado pela praia sem a menor preocupação por parte dos cidadãos em utilizar sacolas plásticas descartáveis e depois livrar-se do lixo nos depósitos apropriados ou mesmo colocando ao lado dos lotados (a verdade é que se todos jogarem o lixo no lixo, não vai caber inicialmente).
Quando vejo a população quase como um todo, e me incluo nisso, jogando no chão aparentemente inofensivos pedaços de papel eu imagino como é que essa população pode querer melhorar o país e limpar o congresso se não consegue deixar de sujar nem mesmo a rua onde mora. O rio próximo. A população não enxerga que se o bueiro entupiu é porque com certeza os milhares de papéis de bala (e outros lixos, como até mesmo o latex de camisinhas) entupiu os encanamentos de águas pluviais. Mas essa mesma população sabe quem culpar quando a cidade enche: as prefeituras, os governos, qualquer coisa.
Mas somos incapazes de pensar que coisas inofensivas possam nos prejudicar, mas na verdade é tudo parte de um imenso efeito borboleta. Algumas vezes o inofensivo papel de bala citado acima é apenas o que faltava para entupir os encanamentos de sua rua e fazer o seu carro 0km servir de moradia de mofo e fazer todo o acarpetado que ainda paga servir apenas para lembrar da chuva... Isso quando não falo de comunidades mais distantes onde a falta de consciência e o perigo vivem ao lado.
Por mais que as autoridades avisem, por mais que existam cartazes comentando a respeito ninguém se preocupa com o lixo nos rios e córregos até que esse invade as casas durante uma enxurrada. E depois, quando a água desce, não só continuam a jogar o lixo no rio como fazem questão de fazer protestos por dragagem, mas de que adianta dragar hoje se amanhã vão jogar um sofá no mesmo lugar?

Read more...

  © Blogger template Werd by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP